quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto de reabilitação traz novamente alegria ao idoso






O projeto de reabilitação do idoso, o CCI – Centro de Convivência do Idoso – existe há mais de vinte anos em Venturosa e está ajudando vários idosos a sentirem-se úteis e capazes novamente.
Gosto de vir ao CCI porque me divirto, passo o tempo fazendo algumas brincadeiras e educação física”, diz o Sr. José Torquato, 77 anos.
Professores capacitados ajudam o idoso a fazer diversas atividades artesanais como costura, crochê, pintura, entre outros. “Me sinto muito bem cuidando de idosos e auxiliando-o na reconquista de sua auto-confiança”, afirma a professora Jacilde, funcionária do CCI.
O CCI vem há muitos anos cuidando dos idosos de Venturosa. Antigamente as verbas do CCI vinham de convênios. Hoje o repasse é feito diretamente para o fundo municipal de ação social.
O programa é intitulado PBV – Piso Básico Variável - . “Esse projeto foi criado para inclusão social dos idosos através da convivência, porque o idoso ficava isolado, mas, agora, eles participam de atividades diversificadas, exercícios físicos e fazem amizade. Esse é o objetivo do CCI, enfatiza Maria das Dores Galindo Alexandre, popularmente conhecida como Dona Dorinha, diretora do CCI.
Com o projeto de reabilitação do idoso a Secretaria de Ação Social mostra que o idoso é importante e fundamental para a sociedade, ao mesmo tempo faz com que ele se sinta respeitado e valorizado.

Matheus Alves – 9º ano do Ensino Fundamental
Escola Conego Emanuel Vasconcelos.

O valor da terceira idade.




Ao nascermos, passamos por três fases: a infância, a adulta e a velhice. A infância é a fase das descobertas; a fase adulta é o momento em que as pessoas amadurecem e a terceira idade ou velhice, considero que esta seja a fase do conhecimento, da sabedoria, adquirida ao longo dos anos, no entanto, muitas pessoas não dão valor aos velhinhos, pessoas sábias, que tem tanto a nos ensinar.
Hoje é muito comum parentes colocarem esses idosos em casas de repouso ou asilos, pois vêm neles um peso, uma carga. Sabemos que muitos não lhes dão o tratamento de que precisam, eles são simplesmente abandonados a própria sorte.
Há situações em que, até pessoas da família não os tratam com o carinho e o respeito necessários, mas com desprezo, com indiferença, enfim, são muitas vezes maltratados e humilhados.
No entanto podemos mostrar que os idosos são importantes e que não perderam seu valor diante dos mais jovens. Não é porque alcançaram a maior idade que não vão ter nada a oferecer, ao contrário, esses idosos nos mostram com seu conhecimento de vida e sabedoria que podemos ser pessoas melhores, mais pacientes para compreender que nem sempre as coisas ocorrem como desejamos.
É preciso aprender a ouvi-los atentamente para procurarmos absorver tudo o que eles tem para nos ensinar.
Portanto, precisamos dar mais atenção a esses sábios e sábias. Não podemos achar que só porque somos jovens não vamos envelhecer. Devemos cuidar melhor de nossos idosos, já que um dia também o seremos.
Vamos para e pensar: como gostaríamos de ser tratados em nossa velhice? Respondo: Não devemos fazer com os outros o que não queremos para nós, então só nos resta agradecer a Deus por cada idoso que temos em nossas vidas.

Josiane Lopes de O. Alves
Aluna da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos