quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O valor da terceira idade.




Ao nascermos, passamos por três fases: a infância, a adulta e a velhice. A infância é a fase das descobertas; a fase adulta é o momento em que as pessoas amadurecem e a terceira idade ou velhice, considero que esta seja a fase do conhecimento, da sabedoria, adquirida ao longo dos anos, no entanto, muitas pessoas não dão valor aos velhinhos, pessoas sábias, que tem tanto a nos ensinar.
Hoje é muito comum parentes colocarem esses idosos em casas de repouso ou asilos, pois vêm neles um peso, uma carga. Sabemos que muitos não lhes dão o tratamento de que precisam, eles são simplesmente abandonados a própria sorte.
Há situações em que, até pessoas da família não os tratam com o carinho e o respeito necessários, mas com desprezo, com indiferença, enfim, são muitas vezes maltratados e humilhados.
No entanto podemos mostrar que os idosos são importantes e que não perderam seu valor diante dos mais jovens. Não é porque alcançaram a maior idade que não vão ter nada a oferecer, ao contrário, esses idosos nos mostram com seu conhecimento de vida e sabedoria que podemos ser pessoas melhores, mais pacientes para compreender que nem sempre as coisas ocorrem como desejamos.
É preciso aprender a ouvi-los atentamente para procurarmos absorver tudo o que eles tem para nos ensinar.
Portanto, precisamos dar mais atenção a esses sábios e sábias. Não podemos achar que só porque somos jovens não vamos envelhecer. Devemos cuidar melhor de nossos idosos, já que um dia também o seremos.
Vamos para e pensar: como gostaríamos de ser tratados em nossa velhice? Respondo: Não devemos fazer com os outros o que não queremos para nós, então só nos resta agradecer a Deus por cada idoso que temos em nossas vidas.

Josiane Lopes de O. Alves
Aluna da Escola Cônego Emanuel Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário